Málaga – factos sobre a cidade e atrações turísticas

Frequentemente apelidada da ‘capital da Costa del Sol’, Málaga é a maior cidade nesta região turística popular no sul da Espanha.

Atrai turistas com as suas excelentes praias e uma excelente infraestrutura hoteleira, mas também, com o aeroporto internacional que opera uma vasta gama de ligações internacionais.

Aluguer de carros Málaga, Aeroporto – compare ofertas

A cidade tem, no entanto, bastante mais para oferecer para turistas curiosos.

Vídeo promocional de Málaga.

Encontre, abaixo, alguns factos interessantes sobre Málaga:

▪ Málaga é uma das mais meridionais grandes cidades da Europa; conta com cerca de 700 000 habitantes permanentes, sendo a segunda maior cidade da região de Andaluzia (depois da Sevilha). Veja o mapa da localização de Málaga.

▪ Fundada em séc. VIII a.C., Málaga é uma das cidades mais antigas da Europa, demonstrando na sua arquitectura as influências das culturas fenícia, romana e árabe, correspondentes à história atribulada desta área da Espanha, conquistada aos mouros somente no séc. XV.

▪ Os Fenícios, que fundaram a cidade, chamavam-na de ‘Malaca’, a nome que deriva, provavelmente da palavra ‘sal’. Málaga foi sempre um importante porto de pesca e salga era um método mais popular de conservar peixe.

▪ Os habitantes de Málaga são conhecidos como malagueños, ou informalmente, como boquerones. Boquerón é a designação espanhola de anchovas, um petisco local favorito, consumido frito, inteiro.

▪ General Franco, o ditador da Espanha entre 1939 e 1975 tinha traçado e começou a executar um plano ambicioso de transformar Málaga em ‘Flórida da Europa’.  A designação ‘Costa del Sol’ foi cunhada nos anos 60 do séc. XX, com o intuito de atrair atenção internacional para o potencial turístico desta zona da Espanha. Nessa altura também, foi feito um investimento considerável na expansão do Aeroporto de Málaga que, hoje em dia, é um aeroporto moderno e o quarto mais movimentado da Espanha, a servir mais de 19 milhões de pessoas por ano.

Artigo relacionado: Aluguer de viaturas Málaga, Aeroporto – Costa del Sol de carro alugado.

▪ O malagueño mais famoso foi, sem dúvida, Pablo Picasso. Embora viveu em Málaga somente durante uma década, a cidade tem muito orgulho no pintor. Os souvenirs inspirados em Picasso e a sua obra estão entre os mais populares em Málaga. Para aprender mais sobre a vida deste artista icónico, visite Museu Pablo Picasso.

▪ Outra lembrança original de Málaga é a biznaga, um arranjo de flores de jasmim sobre o ramo de uma espécie de cardo silvestre. Veja como é feita la biznaga tradicional.

O arranjo, aromático e decorativo, é vendido nos populares locais turísticos, na primavera e verão, o período de floração de jasmim. Durante o ano todo pode comprar em Málaga biznagas em vários outros materiais – de papel, madeira, ou cerâmica, produzidas pelos artesãos locais.

▪ Em Málaga nasceu também o actor António Banderas, uma estrela de Hollywood. Banderas visita a sua cidade natal com frequência e participa activamente nas festas religiosas aqui celebradas, especialmente durante a Semana Santa. Um dos passeios marítimos da cidade foi baptizado em honra do actor.

▪ Embora conhecida como um destino de praia, Málaga tem uma agenda cultural versátil e muito preenchida. A cidade recebe vários festivais de música, cinema e teatro e mantém vivas as tradições folclóricas. Os espectáculos de flamenco são  uma das atrações mais procuradas em Málaga.

Flamenco em Málaga

Flamenco, o espectáculo de música e dança.

Málaga – bairros e atrações turísticas
A cidade divide-se em 10 bairros: Centro, Este, Ciudad Jardin, Bailen-Miraflores, Palma-Palmilla, Cruz de Humilladero, Carretera de Cadiz, Churriana, Campanillas e Puerto de la Torre. Veja o mapa dos bairros de Málaga.

Os turistas em Málaga preferem, geralmente, ficar no centro da cidade, onde se encontra a maior parte das atrações turísticas.

Entre os locais a não perder em Málaga estão:

La Alcazaba – a fortaleza do séc. IX – um dos monumentos mouros mais bem preservados de Espanha. Para além da impressionante muralha, poderá encontrar em La Alcazaba uns belos pátios e jardins, assim como umas excelentes vistas da cidade. A fortaleza faz parte da Cidade Velha de Málaga.

Catedral de Málaga– embora não faltam em Málaga igrejas históricas, a mais impressionante, e a paragem obrigatória para qualquer turista na cidade, é a Catedral de Málaga. Construída entre os séc. XVI e XVIII, a catedral é uma amálgama de vários estilos, desde a planta gótica, as fachadas renascentistas, até à decoração barroca. A catedral ergue-se no coração da cidade.

Castelo de Gibralfaro – situado na mesma colina que La Alcazaba, o Castelo de Gibralfaro é outro monumento icónico de Málaga. Prepare-se para uma subida bastante desafiante se quiser chegar ao castelo a pé. Táxi ou autocarro são um alternativa mais conveniente.

Malaga Castelo

Teatro Romano – o monumento mais antigo de Málaga, datando do séc. I, situa.se na parte inferior de Alcazaba. O anfiteatro romano construído às ordens do Imperador Augusto e teve uma história atribulada. Tendo caído em desuso, acabou por ser enterrado por terra e destroços, para ser redescoberto em 1951.

Centro Pompidou Málaga – a sucursal do famoso Centre Pompidou parisiense é uma paragem obrigatória para os amantes da arte moderna.

Encontre mais informação sobre Málaga e Andaluzia



Málaga – factos sobre a cidade e atrações turísticas
Artigo: Málaga – factos sobre a cidade e atrações turísticas
Temas:

Envie-nos comentários ou sugestões sobre este artigo

Send kommentar