A não perder em Dubai – as atrações da maior cidade dos Emirados Árabes

Médio Oriente goza de cada vez mais popularidade como destino turístico. A crescente oferta de ligações, assim como os seus preços cada vez mais competitivos fazem com que nos aventuramos cada vez mais para os lugares até agora considerados exóticos.

Entre os destinos mais procurados do Médio Oriente estão os Emirados Unidos e, em particular, Dubai.

Panorama de Dubai
Panorama de Dubai.

Uma cidade futurista que floresceu no deserto deslumbra com a sua arquitectura ultra moderna e o omnipresente luxo, atrai com as temperaturas altas durante o ano todo e as águas apetitosas do Golfe Pérsico e fascina com as paisagens deslumbrantes do deserto.

Dubai tem também muito a oferecer a quem gosta de se aventurar para fora dos roteiros turísticos habituais; por trás da fachada moderna, a cidade esconde uma rica cultura e tradições bem enraizadas no passado.

As ligações directas de Portugal para o Aeroporto Internacional de Dubai (DXB) são disponibilizadas pela transportadora Emirates, com partidas de Lisboa.

Compare preços de aluguer de carros no Aeroporto de Dubai (DXB)

Dubai dispõe ainda de um aeroporto secundário, Dubai Al Maktoum (DWC), que de memento está a viver uma fase de crescimento intenso, não oferecendo ainda, no entanto, ligações para Portugal.

A primavera e o outono são as melhores épocas para visitar Dubai proporcionando o nível de temperaturas e humidade mais agradável.

Leia também: Tempo em Dubai – quando visitar os Emirados Árabes Unidos?

Abaixo, apresentamos algumas sugestões dos lugares a visitar em Dubai.

Palm Jumeirah – a maior ilha artificial do mundo
Nada é modesto na parte nova da cidade de Dubai; este epíteto não se aplica certamente à ilha artificial em forma de uma palmeira, construída sobre as águas do golfo.

Palm Jumeirah

A parte central, ou ‘o tronco’, com quase 2 km de cumprimento, 16 ‘folhas’ e uma coroa de 11 km proporcionaram espaço para residências e hotéis de luxo, lojas das marcas mais conceituadas de moda e acessórios, restaurantes, esplanadas e paredões junto ao mar.

Um dos elementos mais característicos de Palm Jumeirah é o complexo hoteleiro Atlantis, que para além do hotel de 5 estrelas inclui também um parque aquático Aquaventure, um aquário e um delfinário.

Existem, para além de Palm Jumeirah, mais duas ilhas-palmeiras em Dubai, concebidas dentro do mesmo conceito, embora com dimensões mais reduzidas.

Burj Khalifa
O edifício mais alto do mundo, o Burj Khalifa, é visível de praticamente todas as partes da cidade. Para uma experiência plena desta impressionante construção, não deixe de visitar o terraço panorâmico de Burj Khalifa. Apesar do nome, At the Top, o terraço situa-se no ‘somente’ 124 dos 163 andares do prédio, não deixando, no entanto, de oferecer vistas de cortar respiração.

Burj Khalifa
O maior edifício do mundo, Burj Khalifa, mede 828.9 metros.

É recomendável adquirir os bilhetes para At The Top com antecedência, através da internet. Para além do preço mais baixo do que nas bilheteiras no local, garantirão acesso ao terraço no dia e na hora desejada. As visitas ‘espontâneas’ a Burj Khalifa são frequentemente marcadas pelo longo tempo de espera nas filas.

O edifício pode ser admirado também no seu exterior, principalmente à noite quando é extravagantemente iluminado.

Dubai Mall
Para muitos turistas, as compras são um elemento integral das férias. Em Dubai não faltarão oportunidades para fazer compras. Mesmo se não for fã das grandes superfícies comerciais, não deixe de visitar o Dubai Mall. Distribuído sobre mais de 500,000 m2 em quatro andares, este centro comercial gigante comporta tantas atrações que na prática, poderá passar aqui o dia todo, sem sequer entrar numa das suas 1200 lojas.

Dubai Mall

Um aquário, uma pista de patinagem de gelo, um salão de jogos da realidade virtual, um multiplex com 22 sala, um parque de diversões para crianças são só algumas das atrações que aguardam os visitantes do Dubai Mall.

Dubai Mall
Um túnel atravessa o aquário do Dubai Mall, permitindo uma perspectiva diferente sobre o meio aquático.

Dubai para crianças – parques temáticos
A cidade erguida no deserto e financiado pelo dinheiro do petróleo, está a tornar-se num verdadeiro centro de diversão também para as famílias com filhos pequenos e turistas das gerações mais novas. A cidade tem feito um investimento enorme nos parques temáticos, adequados para vários grupos etários.

Motiongate Dubai
Motiongate Dubai – faz subir níveis de adrenalina.

Para além do aquapark Aquaventure em Palm Jumeirah, entre os parques temáticos mais populares de Dubai estão:

  • Legoland i Legoland Waterpark Dubai – o parque dedicado ao brinquedo de construção mais famoso não exige apresentações.
  • Motiongate Dubai – garante experiências radicais; os seus escorregas, montanhas russas, carrosséis recriam cenários conhecidos dos maiores sucessos cinematográficos dos estúdios Dreamworks, Lionsgate e Columbia Pictures.
  • Bollywood Parks – é inspirado na industria de cinema indiana.
  • IMG World od Aventure – o maior parque de diversões coberto do mundo. Conhecido, entre outros, pela motanha russa Velociraptor, que atinge a velocidade de 100 km/h em somente 2.5 segundos.

As excursões no deserto – de jeep ou de camelo
A visita aos Emirados Árabes não será completa sem uma excursão para o deserto.


Passeios de camelo no deserto proporcionam uma experiência única.

A oferta de excursões é muito diversificada, incluindo tanto uns passeios de camelo com a duração de poucas horas, como os safaris de dia inteiro, ou até de vários dias, de camelo ou de jeep.

Os mercados de Dubai
Comércio é uma parte importante da cultura árabe. Para além de centros comerciais de luxo, vale a pena visitar em Dubai os mercados locais, conhecidos como souk. Os mercados podem ser gerais ou dedicados a algum produto em particular, por exemplo ouro, tecidos, artesanato ou especiarias.

Dubai market
O mercado de especiarias (spice souk) em Dubai.

Uma visita a um mercado é uma excelente forma de conhecer melhor a cultura árabe. Negociar preços é muito bem visto em Dubai, pelo que não hesite em regatear.

Leia também: Dubai – dicas de viagem.



A não perder em Dubai – as atrações da maior cidade dos Emirados Árabes
Artigo: A não perder em Dubai – as atrações da maior cidade dos Emirados Árabes
Temas: ,

Envie-nos comentários ou sugestões sobre este artigo

Send kommentar