O que fazer em Agadir – atrações turísticas de Marrocos

Situada na costa do Atlântico, a cidade de Agadir é um dos maiores resorts de ferias em Marrocos.

Contando com uma população de cerca de meio milhão de habitantes, Agadir oferece excelentes praias, clima ameno durante o ano todo e uma infraestrutura moderna. Embora Agadir como a conhecemos hoje foi reconstruida practicamente de raiz após o terramoto de 1960 que destruiu a cidade quase na sua totalidade, a cidade preservou a identidade, as tradições e a cultura árabe.

Agadir

Agadir, praia e o conforto de uma cidade moderna.

A cidade é servida por um aeroporto internacional, o terceiro maior em Marrocos (após os aeroportos de Casablanca e Marraquexe), que opera uma vasta gama de ligações de e para Europa, incluindo ligações de Lisboa e Porto, disponíveis na TAP Air Portugal e Royal Air Maroc.

Aluguer de carros no Aeroporto de Agadir – compare ofertas e reserve online

Agadir atrai especialmente os turistas do norte da Europa, incansáveis na procura de sol durante o inverno, mas à distância de poucas horas de voo.

Saiba quais são os principais pontos turísticos desta cidade marroquina.

As praias de Agadir
Para uma grande parte dos turistas a visitarem Agadir, a sua maior atração são as praias: de areal extenso e águas quentes e calmas, protegidas da força do Atlântico pela localização numa baía.

Entre as melhores praias ao longo da costa de Agadir estão:

Plage d’Agadir – a praia principal da cidade e a mais central. Dispõem de excelentes infrastruturas, bares, restaurante, banheiros e zonas de espreguiçadeiras. Oferece várias oportunidades de prática de desportos aquáticos.

Praia de Taghazout – situada cerca de 25 km a noroeste do centro de Agadir, numa pequena vila piscatória, a praia de Taghazout é um local muito mais tranquilo que Plage d’Agadir. Virada para o Atlântico e com boas condições de vento e ondulação, é um dos destinos de surf mais populares em Marrocos.

Praia de Taghazout Marrocos

Taghazout, um dos surf spots in Marrocos.

Banana Point – surf é também o desporto de eleição na praia de Banana Point, cerca de 10 km a nortoeste de Agadir.

Agadir histórico
Como já foi mencionado, pouco da construção original em Agadir sobreviveram os terramotos que assolaram a cidade (para além do terramoto de 1960, Agadir sofreu bastante destruição também em 1731).

Um dos monumentos mais antigos da cidade, que resistiu ao tempo e às calamidades da Natureza é o testemunho da história e da influência dos portugueses no Ultramar. Os portugueses tiveram uma forte presença em Agadir nas primeiras quatro décadas do séc. XVI,  sendo responsáveis pela construção da Fortaleza de Santa Cruz do Cabo de Gué, ou seja, casbá (casbah).

A fortaleza foi erguida no topo de uma colina. Imediatamente debaixo da fortaleza tinha existido o antigo bairro de Talborjt, arrasado pelo terramoto. O Novo Talborjt foi construido muito mais abaixo dando origem a Agadir moderna.

Fortaleza de Agadir

A construção da fortaleza de Agadir, casbah, foi iniciada em 1505.

Embora da estrutura original foram preservadas pouco mais que as paredes exteriores, vale a pena visitar a fortaleza para poder apreciar a excelente panorama de Agadir.

Para saber mais sobre o passado da cidade, não deixe de visitar o pequeno museu de Memoire d’Agadir, onde estão expostas as fotografias de Agadir dos tempos de antes do terramoto.

Mesquita Mohamad V
A maior mesquita de Agadir, embora não tenha valor histórico, merece atenção como um exemplo da imponente arquitectura religiosa árabe.

Mesquita de Agadir

A mesquita de Agadir.

Medina de Agadir
Bastante recente é também a parte da cidade conhecida como La Medina. Este espaço, inspirado na arquitectura tradicional árabe e criado por um artista italiano Coco Polizzi em 1992 serve como um centro de cultura e artesanato local.

Medina de Agadir

Artesanato em exposição em La Medina.

Souk El Had, o mercado de Agadir
Marrocos é conhecido pelos seu mercados, ou souks, onde poderá comprar produtos locais, fruta, legumes, especiarias, artesanato e joalharia, entre outros.

Souk El Had é o maior mercado de Agadir e o mais colorido.

Um local de comércio e uma experiência cultural – o souk de Agadir.

Não tenha receio de discutir preços com os vendedores no souk. Regatear é bem visto em Marrocos e pode trazer grandes poupanças.

Jardim de Olhão
Mais um ponto de ligação entre Marrocos e Portugal é o Jardim de Olhão, criado para comemorar a escolha de Olhão, no Algarve, para a cidade gémea de Agadir.

Jardim de Olhão em Agadir

Um oásis verde de Agadir.

O jardim, repleto de vegetação, é um excelente local para relaxar à sombra e longe da confusão da praia.

A zona portuária de Agadir
Embora o turismo comece a desempenhar o papel cada vez mais relevante na economia de Agadir, a cidade deve o seu desenvolvimento à actividade portuária, de grande importância ainda hoje.

Existem dois portos em Agadir, um dedicado à pesca e ou ouro, mais moderno, a servir o transporte marítimo, tanto na vertente de transporte de mercadorias, como de turismo de cruzeiro. Os dois portos são separados por uma marina para embarcações privadas. Tanto a marina como o porto de pesca são locais de bastante animação, sendo que o último é o mais popular entre os turistas é devido a grande quantidade de restaurantes que aproveitam o peixe e marisco fresco, vindo das águas do Atlântico.

O que comer em Agadir

Peixe e marisco são uma das bases de gastronomia de Agadir.

Os preços nos restaurantes portuários de Agadir costumam ser bastante acessíveis.

Hammam, um spa marroquino
Banhos, em Marrocos conhecidos como hammam, desempenham na cultura deste país um papel muito importante. Criados para promover higiene, rapidamente passaram a ser um local de encontro para pessoas de diferentes estratos sociais e de convívio num ambiente de descontração e relaxamento.

Hammam em Agadir

Um dos hammams tradicionais de Agadir.

Para além de piscinas e banhos turcos, ofereciam também massagens e vários tratamentos de beleza, evoluindo para os spas modernos.

Encontre informação útil na página de turismo oficial Visit Morocco.



O que fazer em Agadir – atrações turísticas de Marrocos
Artigo: O que fazer em Agadir – atrações turísticas de Marrocos
Temas:

Envie-nos comentários ou sugestões sobre este artigo

Send kommentar