O que fazer em Amã – as principais atrações turísticas da capital de Jordânia

O Médio Oriente continua entre os destinos turísticos mais procurados. A oferta de voos directos, cada vez mais diversificada, faz com que, para além de Israel ou Dubai, os locais menos explorados, por exemplo a Jordânia entram na mira dos turistas portugueses.

Este país árabe, situado na margem leste do Rio Jordão, é conhecido principalmente pela antiga cidade de Petra, esculpida nas rochas e pelo deserto de Wadi Rum, que serviu de cenário para várias produções cinematográficas, tendo a sua grande estreia no clássico Lawrence da Arábia.

Panorama de Amã

Panorama de Amã – a cidade habitada por cerca de 4 milhões de Jordanianos.

Não conta com o mesmo reconhecimento a capital do país, Amã (ou Amman), no entanto. Embora a povoação que deu a origem à cidade existia já nos tempos de antiguidade, somente em 1921 Amã ganhou o estatuto de capital, inicialmente do Emirado de Transjordânia que posteriormente transformou-se em Reino Hachemita da Jordânia.

O património histórico de Amã é bastante limitado, em comparação com outras cidades do Médio Oriente. Amã atrai principalmente pela sua face moderna, como um centro negócios e serviços em pleno desenvolvimento, pela vida social vibrante e surpreendentemente cosmopolita, pela gastronomia ecléctica e, não menos importante, pelo aeroporto internacional com a oferta de voos intercontinentais crescente.

Aluguer de carros Amã, Aeroporto de Queen Alia – compare ofertas rent a car Jordânia

Amã é uma cidade que recebe diferença de braços abertos; as três religiões principais, Cristianismo, Judaísmo e Islã coexistem aqui pacificamente e com o mútuo respeito, raro neste parte do mundo.

Mesmo que Amã não seja o destino final da sua viagem à Jordânia, vale a pena ver esta cidade mais de perto.

Monumentos históricos de Amã
A maior parte da arquitectura histórica de Amã, assim como a vida cultural da cidade, concentra-se na sua zona leste. Destacam-se:

Anfiteatro Romano – o símbolo da cidade, construído no séc. II o anfiteatro tinha originalmente a capacidade para 6 mil espectadores. Graças à reconstrução e adaptação, recuperou a sua função, recebendo vários eventos, entre outros a Feira Internacional de Livro, ou o festival de música de Al-Balad.

Anfiteatro de Amã

O anfiteatro romano é uma das atrações mais populares de Amã.

Cidadela Jebel Al-Qal’a – situada a 850 metros de altura , a cidadela é um dos prédios mais elevados, e ao mesmo tempo mais antigos, de Amã. As suas estruturas originais datam do século XVIII a. C., no entanto, com o decorrer do tempo, várias culturas dominantes de momento em Amã, adicionaram elementos novos.

Amã templo Hercules

O templo de Hércules na Cidadela de Amã.

Hoje poderá admirar na cidadela as ruinas do Templo de Hércules, o Palácio dos Omíadas e uma igreja bizantina, entre outros. Merece atenção também um museu arqueológico.

Fonte RomanaNymphaeum é o nome da fonte pública construída sob o domínio romano sobre Amã. A localização central, na rota entre os monumentos na zona leste da cidade e a sua Baixa, fazem co que a fone é uma paragem frequente para muitos turistas. No entanto, dada a sua degradação e a falta de informação é uma atração que acaba por desiludir.

Museu da Jordânia – os turistas com interesse especial na história, encontrarão informação interessante no Museu da Jordânia. As colecções e artefactos reunidos aqui levam os visitantes numa verdadeira viagem através de várias épocas no passado do país, e da região em geral.

Mesquita do Rei Abdullah
Embora não tendo valor histórico, por ter sido construída nos anos 80, a mesquita do Rei Abdullah, atraí muitos turistas em Amã, como um dos poucos templos islâmicos na cidade abertos às visitas pelos não-muçulmanos. Poderá visitar a mesquita através de excursões organizadas, ou individualmente. É obrigatória roupa modesta. As mulheres podem pedir emprestados lenços para tapar o cabelo e as abayas – capas compridas que tapam o corpo todo.

Baixa de Amã e a Rainbow Street
Depois de conhecer os tesouros históricos da zona leste da cidade, vale a pena visitar a sua parte mais moderna – a cheia de vida baixa de Amã. É aqui, nos seus cafés, bares e restaurantes que os jordanianos das gerações mais novas convivem e fazem negócios.

Um passeio pelas ruas de Amã:

A baixa de Amã é o melhor sítio para comer na cidade, oferecendo um vasto leque de soluções, desde comida de rua, como sandes de falafel ou húmus frescos, de excelente qualidade e a preço mais que acessível, até restaurantes elegantes. A gastronomia de Amã denota influências de várias culturas do mundo árabe, reflectindo o espírito da cidade, aberta e tolerante.

Comerá bem também na famosa Rainbow Street, ou seja, Rua Arco Íris.

Rainow Street Amã

De acordo com o nome, a Rainbow Street encanta com as decorações de cores garridas.

Tanto a baixa, como a Rainbow Street, oferecem várias oportunidades para adquirir souvenirs e artesanato.

Leia também: Clima da Jordânia – tempo em Amã

Visitar Amã - recomendações
Calçado confortável é essencial durante a visita à capital da Jordânia. A cidade situa-se sobre várias colinas, pelo que as suas ruas são bastante íngremes, exigindo um pouco de forma física de quem a explora a pé. Pela mesma razão, Amã não é facilmente acessível para as pessoas com as dificuldades motoras, em cadeira de rodas, ou para os carrinhos de bebé. A superfície, tanto dos passeios, como das estradas, está frequentemente em mau estado e os lancis são muito altos.

A Jordânia é considerada um dos países árabes mais liberais. Cristãos fazem uma parte significante da sociedade; as igrejas e as mesquitas situam-se aqui frequentemente uma ao lado da outra, partilhando parques de estacionamento.  Os turistas são, geralmente, bem recebidos. Não obstante, o respeito pela cultura local predominante obriga a modéstia na forma de vestir, sem exibir demasiada pele, tanto no caso das mulheres, como dos homens (calções, por exemplo, não são uma peça de vestuário muito usada pelos jordanianos). Com a excepção das mesquitas, não é exigido às mulheres cobrirem a cabeça.

Encontre informação útil sobre turismo em Jordânia no guia oficial online.



O que fazer em Amã – as principais atrações turísticas da capital de Jordânia
Artigo: O que fazer em Amã – as principais atrações turísticas da capital de Jordânia
Temas: , ,

Envie-nos comentários ou sugestões sobre este artigo

Send kommentar