O que fazer em Puerto de la Cruz – atrações turísticas, monumentos, eventos

Situada na costa norte de Tenerife, a localidade de Puerto de la Cruz é um dos centros turísticos mais importantes na ilha.

Aluguer de carros em Puerto de la Cruz – compare ofertas rent a car Tenerife

A costa norte de Tenerife, embora menos popular entre os turistas que procuram praias e sol do que a solarenga costa sul, também têm os seus encantos.

Puerto de la Cruz praia

A paleta de cores típica das Ilhas Canárias – areia preta, águas azul-turquesa e as correr garridas da vegetação tropical.

No presente artigo, destacamos algumas das atrações mais populares de Puerto de la Cruz.

Puerto de la Cruz – informações básicas
A povoação de Puerto de la Cruz foi estabelecida no início do séc. XVI, como um porto a servir a vila de La Orotava, um tanto afastada da costa. Com o decorrer dos anos cresce, ganhando o estatuto de uma unidade administrativa separada.

Puerto de la Cruz visto de cima:

Mesmo antes de ser descoberto pelo turismo em massa no séc. XX, Puerto de la Cruz desempenhava um papel de um importante centro cultural de Tenerife, atraindo cientistas, escritores, poetas e a aristocracia espanhola que nas Ilhas Canárias procurava escapar o calor implacável de Espanha continental.

Até hoje, Puerto de la Cruz distingue-se dos outros destinos turísticos mais populares da ilha, como Playa de las Americas ou Los Cristianos, pelo seu ambiente mais calmo e o perfil de visitantes algo diferente. Mostram preferência por Puerto de la Cruz os turistas que valorizam sossego e descanso longe das multidões.

A cidade situa-se na parte central da costa norte de Tenerife, a cerca de 38 km de Santa Cruz de Tenerife e 80 km do aeroporto principal da ilha, Tenerife Sul /Reina Sofia.

Aluguer de carros no Aeroporto de Tenerife Sul

O Aeroporto de Tenerife Norte dista de Puerto de la Cruz 28 km e La Orotava, cerca de 6 km.

A cidade conta com uma população de 30 mil habitantes e uma boa infraestrutura turística, com diversos hotéis e restaurantes.

As praias de Puerto de la Cruz
Existem duas praias dignas de destaque em Puerto de la Cruz. A maior, Playa Jardin, foi o alvo de trabalho criativo de Cesar Manrique, um famoso arquitecto e activista de desenvolvimento sustentável das Ilhas Canárias. Segundo a suão visão, fi acrescentado ao extenso areal preto da praia, um luxuriante jardim de vegetação endémica de Tenerife, que inclui palmeiras e catos.

A extensa e elegante Playa Jardim situa-se a oeste do centro de Puerto de la Cruz. A leste poderá encontrar a bastante mais calma e de dimensões mais reduzidas, Playa Martiánez, também uma praia de areia preta.

Praia Martianez

Playa Martiánez.

A costa norte de Tenerife, devido à geomorfologia da ilha, tem o clima bastante mais fresco e ventoso que a solarenga costa sul. As condições de vento criam aqui várias possibilidades de prática de desportos de água, como surf, kitesurf e windsurf.

Puerto de la Cruz tem ainda uma pequena praia citadina, conhecida como Playa del Muelle que, embora localizada muito perto do centro da cidade, não pode competir com as praias principais.

Leia também: Tempo em Tenerife.

Lago Martiánez – uma piscina à beira-mar
Da autoria de César Manrique é também uma das atrações mais emblemáticas de Tenerife: o complexo de piscinas, conhecido como Lago Martiánez.

Num área de 3 hectares, situada num promontório a leste do centro de Puerto de la Cruz, foram criadas diversas piscinas, espelhos de água e lagoas que aproveitam as águas do oceano. O pavimento em betão, uma desvantagem para uns, para quem não aprecia a sensação de areia entre os dedos dos pés, torna este lugar num verdadeiro paraíso. Para o conforto dos utilizadores, foram asseguradas as espreguiçadeiras e chapéus de sol, cujo aluguer está incluído no bilhete de entrada (€ 5.5).

Lago Martianez

O complexo dispõe de vários bares e restaurantes, sendo possível passar aqui o dia inteiro, descontraindo ao som de água e com uma bonita panorama do oceano.

Jardim botânico Tenerife
Durante a época dos descobrimentos, Tenerife estava na rota dos navios transportando as mercadorias das Américas para a Europa. Durante a era do renascimento, o rei espanhol Carlos III inspirou uma tentativa de ‘importar’ várias espécies de plantas da América Central e do Sul. Uma carga tão frágil, necessitava de um período de descanso durante a travessia do Atlântico e aclimatização para o clima mais frio da Europa.

Por decreto do rei, em 1788 foi estabelecido em Puerto de la Cruz um ‘jardim de aclimatização’ que, no decorrer dos anos, foi transformado num jardim botânico.

Jardim botânico de Puerto de la Cruz

Floresta tropical recriada em Tenerife.

Hoje em dia, o jardim ocupa mais de 60 000m2, sendo casa para miliares de espécies de plantas, árvores, arbustos e flores tropicais.

Loro Park – Tenerife para crianças
Na periferia ocidental de Puerto de la Cruz, situa-se uma das maiores atrações para as famílias de férias em Tenerife: Loro Park que combina um aquário, um parque aquático e um jardim zoológico num lugar cheio de diversão.

Loro Park foi criado nos anos 70 como um santuário para pássaros exóticos, nomeadamente papagaios. Ao longo dos anos, foi crescendo e adicionando atrações nova, como o parque aquático. Embora os espectáculos de golfinhos e orcas têm causado muitas controvérsias, desde que foram tornados público os métodos de treino utilizados e as condições, muitas vezes precárias em que os animais habitam, Loro Park continua muito popular entre os turistas em Tenerife, especialmente os mais novos.

Os monumentos históricos em Puerto de la Cruz
Embora as Ilhas Canárias estão associadas principalmente com o sol e praia, o arquipélago orgulha-se também de um fascinante património cultural e histórico, desenvolvido principalmente na época dos descobrimentos.

Todos os monumentos históricos mais importantes de Puerto de la Cruz originam da era colonial, merecendo o destaque o castelo de São Filipe, o convento de São Francisco e a ermida de Santo Amaro.

Castelo São Filipe Puerto de la Cruz

As fortificações de Castillo San Felipe.

Para aprender sobre a vida em Tenerife antes da descoberta do arquipélago pelos Europeus, visite o Museu Arqueológico de Puerto de la Cruz que reúne uma colecção interessante de artefactos pertencentes ao povo dos Guanches, os primeiros habitantes da ilha.

Entiero de la Sardina – um fim espectacular do Carnaval
Tenerife, assim como nas outras ilhas do arquipélago, mantém vivas as tradições folclóricas locais. Os festivais folclóricos, muitas vezes ligados às festas e feiras religiosas atraem tanto os habitantes da ilha, como os turistas.

Em Puerto de la Cruz merecem o interesse as celebrações do carnaval e, especialmente, o seu final conhecido como o enterro da sardinha. Para além do desfile tradicional em que participam surpreendentemente grandes e elaborados para uma localidade tão pequena, carros alegóricos, chama a atenção uma enorme maquete de… uma sardinha. Feita de massa de papel, a sardinha de Puerto de la Cruz tem um triste destino: vai ser queimada para o entretenimento da multidão. A sardinha, consumida pelas chamas, é lamentada pelas ‘choradeiras’ – homens disfarçados de mulheres de forma caricata e exagerada.

Veja o que pode esperar durante o Enterro da Sardinha em Tenerife:

Outro elemento, bastante curioso, desta festa é a corrida de homens com sapatos de salto alto que atravessa o centro de Puerto de la Cruz.

Encontre mais informações sobre Puerto de la Cruz no guia oficial das Ilhas Canarias.



O que fazer em Puerto de la Cruz – atrações turísticas, monumentos, eventos
Artigo: O que fazer em Puerto de la Cruz – atrações turísticas, monumentos, eventos
Temas: ,

Envie-nos comentários ou sugestões sobre este artigo

Send kommentar