O que ver em Palermo - atrações turísticas da capital de Sicília

Os monumentos de várias épocas históricas abundam na cidade de Palermo, cuja arquitectura, elegante e ecléctica, reflecte o passado atribulado da ilha cobiçada por vários impérios ao longo dos anos. Encontrará aqui influências das culturas ocidental, bizantina e islâmica.

A UNESCO reconheceu principalmente o valor da arquitectura árabe-normanda da cidade, inscrevendo um complexo de 9 estruturas (palácios, igrejas e pontes) na lista do Património Cultural da Humanidade.

As atrações de Palermo, tanto as históricas, como as mais contemporâneas, facilmente preencherão 3 dias de visita. A cidade é fácil de ser explorada a pé ou através de transportes públicos, no caso dos locais um pouco afastados do centro. Um carro de aluguer em Palermo será uma mais-valia se pretender visitar, por exemplo Monreale, fora da cidade, ou ainda mais longe – Cefalu.

Aluguer de carros baratos Sicília – compare ofertas rent a car no Aeroporto de Palermo

Verifique, abaixo, quais são as atrações a não perder em Palermo.

Catedral de Palermo
A igreja catedral de Palermo, cuja estrutura original foi construída no séc. XII, é um dos edifícios mais fascinantes da cidade. Desempenhando várias funções ao longo dos séculos – igreja, mesquita e cripta, entre outras – a catedral foi submetida a várias obras de expansão e remodelação, sendo hoje um verdadeiro amálgama de vários estilos.

Catedral de Palermo

Cattedrale metropolitana della Santa Vergine Maria Assunta - a catedral de Palermo.

Capella Palatina
Também do séc. XII data um dos monumentos procurados e Palermo, a Capela Palatina. Construida durante o domínio dos reis ítalo-normandos em Sicília, a capela é uma exemplo do opulente estilo bizantino, com influências árabes.

Capella Palatina

A capela é contígua ao Palácio dos Normandos (Plazo dei Normanni) que serviu como a sede dos reis da Sicília.

Chiesa della  Martorana
Outro prédio religioso de uma beleza excepcional é La Martorana, considerada uma das igrejas mais bonitas de Palermo.  

O exterior sóbrio, modesto da Igreja de Santa Maria dell’Ammirgalio, porque este é o seu nome oficial, não prepara para a exuberância do seu interior:

La Martorana

Detalhes da ornamentação luxuriante de abóbada de La Martorana.

A igreja situa-se por trás da Piazza Pretoria, com a famosa Fontana della Vergogna.

A Praça de Quatro Cantos (Quatro Canti) também está perto.

Mais informações úteis disponíveis no guia de Palermo online

Teatro Massimo Palermo
Inaugurado nos finais do séc. XIX, o Teatro Massimo é uma das mais famosas e as maiores casas de ópera do mundo, inferior no tamanho somente as óperas de Paris e Viena.

Teatro Massimo Palermo

Catacumbas dos Capuchinhos de Palermo
Uma das atrações certamente diferentes, e um tanto macabras, de Palermo são as famosas Catacumbas dos Capuchinhos.

O hábito de embalsamar os corpos de monges falecidos foi iniciado no mosteiro dos Capuchinhos de Palermo no séc. XVI. Tendo ficado sem espaço no cemitério, os monges começaram a escavar criptas debaixo do mosteiro, colocando lá, expostas, as múmias dos frades. A técnica de preservação de corpos ganhou o interesse do público geral. Vários membros da sociedade (obviamente os que podiam pagar este tipo de ‘serviço’) começaram a requisitar serem embalsamados e expostos nas catacumbas de Palermo. Durante os três séculos de actividade, as catacumbas acumularam cerca de 8 mil múmias, algumas das quais num excelente estado de conservação e vestidas a rigor, com as roupas da época.

A múmia mais ‘famosa’ das catacumbas de Palermo é a menina Rosália Lombardo, cujo corpo, hoje a repousar numa cápsula de vidro, com a temperatura e humidade controlados, resistiu ao passar do tempo de forma extraordinária.

Os mercados de Palermo
Para muitos turistas, a imersão na gastronomia local é um elemento essencial na descoberta de um lugar novo. Qual o melhor sítio para vivenciar de perto a relação dos sicilienses com a arte culinária que os mercados tradicionais de Palermo?

Existem três mercados grandes na cidade:

Vucciria – situado na Piazza Caracciolo, este mercado dedicava-se, originalmente à venda de carne, tendo alargado a oferta a peixe, fruta e legumes.

Ballarò – o mercado mais antigo de Palermo, na Via Ballarò, perto da Torre de Água de Sette Fate. Junto com carne, peixe, fruta e legumes frescos oferece também uma boa selecção de pratos típicos prontos a comer.

Capo – localizado na Via Cappuccinelle, perto do Teatro Massimo, Mercato di Capo é muito popular com os locais. Barulhento, colorido, para além de produtos frescos, queijos, azeites e charcutaria, o mercado oferece também varias oportunidades de provar street food italiana. Se estiver disposto a comer em pé e em pratos descartáveis.

Pode visitar os mercados de Palermo individualmente, ao seu próprio rito, ou juntar-se a uma das excursões, food tour, organizadas e beneficiar dos conhecimentos de um guia local.

Artigo relacionado: Clima de Sicília – quando viajar para Sicília?



O que ver em Palermo - atrações turísticas da capital de Sicília
Artigo: O que ver em Palermo - atrações turísticas da capital de Sicília
Temas: ,

Envie-nos comentários ou sugestões sobre este artigo

Send kommentar