O que ver em Phuket? As principais atrações turísticas da maior ilha da Tailândia para além da praia
A ilha Phuket, situada no Mar de Andamão, na costa oeste da Tailândia é o destino turístico mais emblemático deste país.
As belíssimas praias são, sem dúvida, o fator mais óbvio para o turismo em Phuket. No entanto, a ilha guarda várias outras surpresas para os turistas curiosos que gostam de se aventurar para fora dos resorts de férias.
A localização da Ilha de Phuket na zona do clima tropical garante temperaturas altas durante o ano todo.
Embora Phuket registou o seu maior desenvolvimento nas últimas décadas, devido ao crescimento do sector turístico – inabalado pelo tsunami catastrófico de 2004, a ilha possui também uma história fascinante e que remonta ao século I a.C. , patente em vários monumentos culturais e históricos. Lado ao lado com o património histórico, coexistem em Phuket atrações mais modernas, criadas a pensar em cerca de 9 milhões de turistas que visitam a ilha anualmente; ambos envoltos nas paisagens naturais únicas.
Apresentamos algumas sugestões de o que ver em Phuket, para além das praias e resorts.
Artigo relacionado: Aluguer de carros no Aeroporto de Phuket – visite as melhores praias de Phuket num carro de aluguer.
Phuket: monumentos históricos
Desde às suas origens documentadas, Phuket gozava de importância económica na região, devido às suas riquezas naturais. A ilha era um importante produtor de estanho e borracha (Tailândia continua a ser um dos maiores produtores de borracha a nível mundial), fornecendo também marfim, perolas e madeira.
Cobiçada pelos povos vizinhos e, na altura dos descobrimentos, também pelas potências ultramarinas, entre elas Portugal, Phuket foi palco de vários confrontos armados, cercos e ocupações.
As Heroínas de Phuket
Um dos monumentos históricos mais importantes na ilha refere-se à invasão birmanesa a Phuket em 1785. Confrontada com a deficiência das defesas da ilha, a mulher do falecido governador de Phuket, Kunying Jan, juntamente com a sua irmã Mook, convenceram as mulheres da ilha para se vestirem de soldados. Os Birmaneses a cercarem Phuket optaram por desistir do cerco, desanimados com o aparente potencial militar da ilha.
O monumento da Heroínas de Phuket.
A estátua das duas heroínas, situada junto a estrada principal da ilha, entre o aeroporto e Phuket Town é o local de muita importância para os moradores da ilha e uma paragem obrigatória para os turistas que têm interesse em conhecer a história de Phuket.
Perto do monumento merece uma visita o Museu Nacional de Thalang.
Se visitar Phuket em março, não perca o festival anual ThaoThepkasattri-Thao Sri Suntorn, que tem tanto uma componente histórica como desportiva. Um espectáculo a recrear a história das heroínas é o ponto alto do festival.
Grande Buda de Phuket
Localizada num dos pontos mais altos da ilha, em Chalong, no sul da ilha, a estátua gigante de Buda é um dos maiores monumentos de Phuket, em vários sentidos: porque domina a paisagem, sendo visível de vários pontos da ilha, devido ao seu tamanho e ao interesse que suscita entre os turistas.
A estátua de Grande Buda de Phuket, construído em 2004, é visitada por mais de 1000 turistas diariamente.
A estátua com 45 metros de altura e 25 metros de largura assenta numa base de mármore, no topo do monte Nagaker, a 375 metros de altitude. Pode ser visitada diariamente, entre as 6 da manha e 7 da tarde. A entrada é livre, mas os donativos são bem-vindos. A construção desta impressionante estrutura foi financiada pelos donativos.
Uma nota importante: os Tailandeses são um povo muito religioso; a estátua é considerada um local de culto e como tal, impõe regras de vestuário. Mostre respeito evitando roupa de praia e, no caso das senhoras, saias curtas. Existe a possibilidade de pedir um sarong emprestado à entrada, sem custo.
Templos budistas de Phuket – Wat Phra Thong e Wat Khao Rang
A religião desempenha um papel de extrema importância no dia-a-dia dos tailandeses. A maior parte da população é budista e os templos são abundantes, sendo uma parte integral das paisagens locais. Muitos turistas visitam os templos não só por curiosidade, mas também para descansar da confusão e algazarra das praias e centros turísticos. Mesmo nos locais mais frequentados por turistas, os templos são um oásis de paz e sossego.
Em Phuket, os templos mais conhecidos são o Wat Phra Thong, in Thalang na parte norte da ilha e o Wat Khao Rang, situado mais a sul, close to Phuket Town.
O primeiro é conhecido pela estátua de Buda bastante peculiar. Como acontece em vários outros templos e mosteiros tailandeses, a estátua é coberta em ouro (são os fieis que oferecem as folhas de ouro), mas só é visível a parte superior do tronco de Buda, criando a impressão que o resto do corpo está enterrado.
O Buda enterrado de Wat Phra Thong.
Os templos budistas fazem frequentemente parte de complexos religiosos que incluem também mosteiros, oficinas e jardins, geralmente com vistas panorâmicas propícias a prática de meditação.
Mercados nocturnos de Phuket
Tailândia é conhecida pelos mercados nocturnos, onde ao lado dos vendedores de produtos locais e, um fato comumente conhecido também de imitações dos produtos de marca, existe toda uma industria de entretenimento. O leque dos performers que encontrados nos mercados nocturnos vai desde malabaristas e engolidores de espadas à toda a espécie de serviços de prostituição, visto que a Tailândia continua um dos maiores destinos de turismo de sexo.
Desde que vigie os seus pertences e principalmente carteiras e telemóveis, os mercados são, porém, lugares bastante seguros para os adultos que queiram conhecer um pouco da ‘Tailândia profunda’, comprar souvenires e provar a street food local.
Mercado noturno em Patong.
Em Phuket existem vários mercados nocturnos. Um dos mais populares está localizado ma estrada principal de Patong, a Bengla Road. Para além de toda uma espécie de produtos à venda, encontrará aqui também diversos bares, discotecas e clubes, por outras palavras a diversão para toda a noite.
Encontrará mercados nocturnos, embora não com tanta animação também em Chillva (Phuket Town) e na rua pedestre de Phuket. Para experimentar a comida de rua tailandesa, visite o mercado de Malin Plaza, em Patong. A diversidade de petiscos aqui vendidos a preços muito competitivos é incrível. Experimente espetadas de carne e frutos tropicais ou, se se sentir aventureiro, escorpiões baratas grelhadas, vendidas em cones de papel de jornal, a semelhança das castanhas assadas em Portugal.
Troque uma refeição no restaurante do hotel pela comida de rua no mercado nocturno.
Phuket Phantasea
Enquanto os mercados nocturnos não são o lugar mais indicado para famílias com crianças pequenas, toda a família ir-se-á divertir no Phuket Phantases, o maior parque temático da ilha. Este investimento de 100 milhões de dólares americanos o Phuket Phantasea é uma das atrações mais procuradas em todo sudeste asiático. Situado em Kamala, na costa oeste de Phuket, o parque tem como a inspiração a rica cultura e história tailandesas oferecendo diversão para várias faixas etárias.
Não perca o ponto alto de qualquer visita no Phantasea, o extravagante show que envolve acrobatas, ilusionistas, alta tecnologia mas também animais, entre eles elefantes, tigres, aves tropicais, etc.
O parque dispõe também de um centro comercial e um restaurante buffet. O custo do jantar está incluído no preço do bilhete de entrada.
Santuários de elefantes Phuket
Conscientes de que a exploração de animais para os fins de negócio de turismo está a causar cada vez mais controvérsia, as autoridades de Tailândia estão a apostar nas soluções mais éticas de contacto os animais que são o símbolo do país, isto é, elefantes.
Existem vários ‘santuários’ de elefantes na Tailândia onde os visitantes podem interagir com estes majestosos animais de uma forma mais natural e respeitando a sua dignidade.
Cuidar dos elefantes pode ser uma excelente e original forma de passar tempo em família.
Em Phuket os amantes de natureza poderão observar, alimentar e brincar com os elefantes em Phuket Elephant Sanctuary e em Phang Nga Elephant Park. Os passeios de elefante estão estritatmente proibidos em ambos.

Temas: phuket, tailandia, phuket-phantasea