O que ver em Phuket? As principais atrações turísticas da maior ilha da Tailândia para além da praia

A ilha Phuket, situada no Mar de Andamão, na costa oeste da Tailândia é o destino turístico mais emblemático deste país.

Phuket mapa
A localização da Ilha de Phuket na zona do clima tropical garante temperaturas altas durante o ano todo.

As belíssimas praias são, sem dúvida, o fator mais óbvio para o turismo em Phuket. No entanto, a ilha guarda várias outras surpresas para os turistas curiosos que gostam de se aventurar para fora dos resorts de férias.

Embora Phuket registou o seu maior desenvolvimento nas últimas décadas, devido ao crescimento do sector turístico – inabalado pelo tsunami catastrófico de 2004, a ilha possui também uma história fascinante e que remonta ao século I a.C. , patente em vários monumentos culturais e históricos. Lado ao lado com o património histórico, coexistem em Phuket atrações mais modernas, criadas a pensar em cerca de 9 milhões de turistas que visitam a ilha anualmente; ambos envoltos nas paisagens naturais únicas.

Apresentamos algumas sugestões de o que ver em Phuket, para além das praias e resorts.

Artigo relacionado: Aluguer de carros no Aeroporto de Phuket – visite as melhores praias de Phuket num carro de aluguer

Phuket: monumentos históricos
Desde às suas origens documentadas, Phuket gozava de importância económica na região, devido às suas riquezas naturais.  A ilha era um importante produtor de estanho e borracha (Tailândia continua a ser um dos maiores produtores de borracha a nível mundial), fornecendo também marfim, perolas e madeira.

Cobiçada pelos povos vizinhos e, na altura dos descobrimentos, também pelas potências ultramarinas, entre elas Portugal, Phuket foi palco de vários confrontos armados, cercos e ocupações.

As Heroínas de Phuket
Um dos monumentos históricos mais importantes na ilha refere-se à invasão birmanesa a Phuket em 1785. Confrontada com a deficiência das defesas da ilha, a mulher do falecido governador de Phuket, Kunying Jan, juntamente com a sua irmã Mook, convenceram as mulheres da ilha para se vestirem de soldados. Os Birmaneses a cercarem Phuket optaram por desistir do cerco, desanimados com o aparente potencial militar da ilha.

Heroinas de Phuket
O monumento da Heroínas de Phuket.

A estátua das duas heroínas, situada junto a estrada principal da ilha, entre o aeroporto e Phuket Town é o local de muita importância para os moradores da ilha e uma paragem obrigatória para os turistas que têm interesse em conhecer a história de Phuket.

Perto do monumento merece uma visita o Museu Nacional de Thalang.

Se visitar Phuket em março, não perca o festival anual ThaoThepkasattri-Thao Sri Suntorn, que tem tanto uma componente histórica como desportiva. Um espectáculo a recrear a história das heroínas é o ponto alto do festival.

Grande Buda de Phuket
Localizada num dos pontos mais altos da ilha, em Chalong, no sul da ilha, a estátua gigante de Buda é um dos maiores monumentos de Phuket, em vários sentidos: porque domina a paisagem, sendo visível de vários pontos da ilha, devido ao seu tamanho e ao interesse que suscita entre os turistas.

Big Buddha Phuket
A estátua de Grande Buda de Phuket, construído em 2004, é visitada por mais de 1000 turistas diariamente.

A estátua com 45 metros de altura e 25 metros de largura assenta numa base de mármore, no topo do monte Nagaker, a 375 metros de altitude. Pode ser visitada diariamente, entre as 6 da manha e 7 da tarde. A entrada é livre, mas os donativos são bem-vindos. A construção desta impressionante estrutura foi financiada pelos donativos.

Uma nota importante: os Tailandeses são um povo muito religioso; a estátua é considerada um local de culto e como tal, impõe regras de vestuário. Mostre respeito evitando roupa de praia e, no caso das senhoras, saias curtas. Existe a possibilidade de pedir um sarong emprestado à entrada, sem custo.

Templos budistas de Phuket – Wat Phra Thong e Wat Khao Rang
A religião desempenha um papel de extrema importância no dia-a-dia dos tailandeses. A maior parte da população é budista e os templos são abundantes, sendo uma parte integral das paisagens locais. Muitos turistas visitam os templos não só por curiosidade, mas também para descansar da confusão e algazarra das praias e centros turísticos. Mesmo nos locais mais frequentados por turistas, os templos são um oásis de paz e sossego.

Em Phuket, os templos mais conhecidos são o Wat Phra Thong, in Thalang na parte norte da ilha e o Wat Khao Rang, situado mais a sul, close to Phuket Town.

O primeiro é conhecido pela estátua de Buda bastante peculiar. Como acontece em vários outros templos e mosteiros tailandeses, a estátua é coberta em ouro (são os fieis que oferecem as folhas de ouro), mas só é visível a parte superior do tronco de Buda, criando a impressão que o resto do corpo está enterrado.

Wat Phra Thong
O Buda enterrado de Wat Phra Thong.

Os templos budistas fazem frequentemente parte de complexos religiosos que incluem também mosteiros, oficinas e jardins, geralmente com vistas panorâmicas propícias a prática de meditação.

Mercados nocturnos de Phuket
Tailândia é conhecida pelos mercados nocturnos, onde ao lado dos vendedores de produtos locais  e, um fato comumente conhecido também de imitações dos produtos de marca, existe toda uma industria de entretenimento. O leque dos performers que encontrados nos mercados nocturnos vai desde malabaristas e engolidores de espadas à toda a espécie de serviços de prostituição, visto que a Tailândia continua um dos maiores destinos de turismo de sexo.

Desde que vigie os seus pertences e principalmente carteiras e telemóveis, os mercados são, porém, lugares bastante seguros para os adultos que queiram conhecer um pouco da ‘Tailândia profunda’, comprar souvenires e provar a street food local.

Mercado noturno Phuket
Mercado noturno em Patong.

Em Phuket existem vários mercados nocturnos. Um dos mais populares está localizado ma estrada principal de Patong, a Bengla Road. Para além de toda uma espécie de produtos à venda, encontrará aqui também diversos bares, discotecas e clubes, por outras palavras a diversão para toda a noite.

Encontrará mercados nocturnos, embora não com tanta animação também em Chillva (Phuket Town) e na rua pedestre de Phuket. Para experimentar a comida de rua tailandesa, visite o mercado de Malin Plaza, em Patong. A diversidade de petiscos aqui vendidos a preços muito competitivos é incrível. Experimente espetadas de carne e frutos tropicais ou, se se sentir aventureiro, escorpiões  baratas grelhadas, vendidas em cones de papel de jornal, a semelhança das castanhas assadas em Portugal.

Comida de rua Tailândia
Troque uma refeição no restaurante do hotel pela comida de rua no mercado nocturno.

Phuket Phantasea
Enquanto os mercados nocturnos não são o lugar mais indicado para famílias com crianças pequenas, toda a família ir-se-á divertir no Phuket Phantases, o maior parque temático da ilha. Este investimento de 100 milhões de dólares americanos o Phuket Phantasea é uma das atrações mais procuradas em todo sudeste asiático. Situado em Kamala, na costa oeste de Phuket, o parque tem como a inspiração a rica cultura e história tailandesas oferecendo diversão para várias faixas etárias.

Não perca o ponto alto de qualquer visita no Phantasea, o extravagante show que envolve acrobatas, ilusionistas, alta tecnologia mas também animais, entre eles elefantes, tigres, aves tropicais, etc.

O parque dispõe também de um centro comercial e um restaurante buffet. O custo do jantar está incluído no preço do bilhete de entrada.

Santuários de elefantes Phuket
Conscientes de que a exploração de animais para os fins de negócio de turismo está a causar cada vez mais controvérsia, as autoridades de Tailândia estão a apostar nas soluções mais éticas de contacto os animais que são o símbolo do país, isto é, elefantes.

Existem vários ‘santuários’ de elefantes na Tailândia onde os visitantes podem interagir com estes majestosos animais de uma forma mais natural e respeitando a sua dignidade.

Phuket santuário dos elefantes
Cuidar dos elefantes pode ser uma excelente e original forma de passar tempo em família.

Em Phuket os amantes de natureza poderão observar, alimentar e brincar com os elefantes em Phuket Elephant Sanctuary e em Phang Nga Elephant Park. Os passeios de elefante estão estritatmente proibidos em ambos.


O que ver em Phuket? As principais atrações turísticas da maior ilha da Tailândia para além da praia
Artigo: O que ver em Phuket? As principais atrações turísticas da maior ilha da Tailândia para além da praia
Temas: , ,

Envie-nos comentários ou sugestões sobre este artigo

Send kommentar