O que ver em Ponta Delgada – as atrações da capital de São Miguel

Embora os Açores sejam conhecidos principalmente pela beleza natural e pelas suas paisagens de verde e azul, o arquipélago tem também para oferecer a quem o visita um interessante património histórico e cultural.

Este é patente principalmente na capital da região, a cidade de Ponta Delgada, na ilha de São Miguel.

A paisagem urbana de Ponta Delgada.

Com os monumentos históricos de Ponta Delgada, testemunhos do passado atribulado do arquipélago, coexiste uma cidade moderna que disponibiliza várias comodidades para turismo, quer de lazer quer de negócios.

Saiba quais são as atrações a não perder em Ponta Delgada.

Ponta Delgada – informação básica
Mesmo se foram os percursos de caminhada e a natureza deslumbrante de São Miguel que o trouxeram a ilha, aproveite a possibilidade de visitar a sua capital. Trata-se de uma cidade relativamente pequena (com uma população de cerca de 69 mil habitantes) e bastante compactam fácil de visitar a pé.

Se prefere poupar as forças para a caminhada, poderá optar pelos passeios de charrete, ou muito populares recentemente, tuk-tuks que circulam entre os pontos turísticos mais populares da cidade, permitindo ‘viver’ a cidade mais de perto.

O sistema de transporte publico em Ponta Delgada, assim como no resto da ilha é bastante deficiente, sendo que táxis ou aluguer de carro acaba por ser a forma mais conveniente de se movimentar na ilha.

O Aeroporto João Paulo II (PDL), a porta de acesso principal aos Açores, situa-se nos arredores de Ponta Delgada, a cerca de 4 km do seu centro. Serve uma vasta gama de rotas internacionais, domésticas e inter-ilhas.

Aluguer de carros no Aeroporto de Ponta Delgada – compare ofertas

As igrejas de Ponta Delgada
Entre os monumentos mais importantes da capital de São Miguel estão as suas igrejas, algumas das quais datam do início da colonização do arquipélago no séc. XV, como é o caso da Igreja Paroquial da Nossa Senhora das Neves. Construída entre 1472 e 1480, a igreja foi submetida a várias obras de reconstrução ao longo dos séculos, apresentando elementos de vários estilos, com a predominância do barroco.

Igreja da Nossa Senhora das Neves

Festas de Nossa Senhora das Neves, Ponta Delgada.

O uso de basalto, a pedra vulcânica negra, a contrastar com a cor branca das paredes é o elemento comum de arquitectura histórica nos Açores.

Ligeiramente menos antiga é igreja e o Convento da Nossa Senhora da Esperança em Ponta Delgada, que para além de um dos locais mais importantes de culto nos Açores, é também um excelente exemplo de arte sacra portuguesa.  O convento hospeda a imagem original do Senhor Santo Cristo dos Milagres a quem é dedicada a procissão religiosa mais importante de Ponta Delgada, realizada no 5º domingo após Páscoa.

Igreja da Nossa Senhora de Esperança Ponta Delgada

Ornamentação opulente no interior da Igreja da Nossa Senhora de Esperança.

Entre os monumentos religiosos de Ponta Delgada destacam-se também a Igreja de São José, a Igreja Matriz de São Sebastião e a Igreja e Convento de Santo André.

Igreja Matriz de São Sebastião

O característica portada manuelina da Igreja de São Sebastião.

Forte de São Brás
Os apaixonados pela história, não devem deixar de visitar o Forte de São Brás, considerado um dos monumentos de arquitectura militar portuguesa.

Construído no séc. XVI, o forte ergue-se no ancoradouro origina da ilha e tinha como função defender São Miguel dos piratas e corsários.

Forte de São Brás Açores

A estrutura imponente e em excelente estado de conservação de forte de São Brás.

Museus de Ponta Delgada
Para conhecer melhor a história de São Miguel, não deixe de visitar o Museu de Carlos Machado que reúne um espólio muito diversificado, abrangente de etnografia, história natural e arte (com enfâse na arte sacra) dos Açores.

Encontre a informação sobre as exposições, horários de funcionamento e bilhetes, na página oficial do Museu Carlos Machado

Entre outros museus de Ponta Delgada destacam-se também, a Casa-Museu Armando Cortes Rodrigues, dedicada a via e obra do escritor, poeta, etnólogo e um dos grandes intelectuais açorianos do séc. XX e o Museu Militar dos Açores, situado no Forte de São Brás.

Passear em Ponta Delgada – baixa, jardins e mercado
Se não tiver nenhum destino em particular a visitar em Ponta Delgada, delicie-se com um simples passeio pelas ruas do centro histórico da cidade. Admire a elaborada calçada, executada com a pedra local e pare num dos charmosos cafés e restaurantes com a gastronomia regional.

Portas da Cidade

As Portas da Cidade, um dos marcos arquitectónicos mais importantes de Ponta Delgada, situado no centro da baixa.

Se lhe apetecer quebrar um pouco a monotonia do preto e branco, as cores predominantes na arquitectura de Ponta Delgada, visite um de muitos e bem mantidos parques da cidade, entre eles o Jardim Antero de Quental, Jardim António Borges ou o Jardim Botânico José do Canto.

Jardim Antero de Quental Ponta Delgada

O monumento ao poeta e filósofo Antero de Quental no jardim de Ponta Delgada.

Acabe a sua visita em Ponta Delgada no Mercado da Graça, onde poderá admirar (e comprar) produtos locais, desde a fruta exótica como as anonas, o araçal ou o famoso ananas dos Açores, pelos peixe e marisco fresco até queijos e enchidos tradicionais.

Ananas dos Açores

O ananás ‘da terra’ à venda no Mercado da Graça.

Portas do Mar Ponta Delgada
A orla marítima de Ponta Delgada é a outra parte da cidade que atrai muitos turistas; não só pelo seu aspecto utilitário, sendo o porto para cruzeiros, barcos inter-ilhas e embarcações particulares, mas também devido à sua grande oferta de actividades de lazer.

Por forma a incentivar o turismo e explorar o potencial da localização insular, as autoridades locais empenharam-se num projecto de requalificação da, antigamente pouco atraente, zona da ilha. O projecto, sob o nome de Portas do Mar (fazendo a referência a um dos monumentos mais importantes de Ponta Delgada, Portas da Cidade) inclui um centro comercial, uma marina recreativa, uma piscina, um anfiteatro com capacidade para 5000 pessoas, com as respectivas instalações de apoio, assim como uma zona de restauração e um parque de estacionamento.

Nas Portas do Mar poderá assistir a um espectáculo, fazer as compras, comer uma refeição e escolher uma das várias actividades náutica, entre elas, passeios de barco, mergulho com botija ou, a muito popular nos Açores, observação de baleias e golfinhos.

Encontre mais informação útil na página de Camara Municipal de Ponta Delgada

Artigo relacionado: Clima de São Miguel.



O que ver em Ponta Delgada – as atrações da capital de São Miguel
Artigo: O que ver em Ponta Delgada – as atrações da capital de São Miguel
Temas: ,

Envie-nos comentários ou sugestões sobre este artigo

Send kommentar