Tailândia proíbe fumar nas praias mais famosas – multas e prisão por posse de cigarros electrónicos e a vapor

As autoridades tailandesas optaram por introduzir a proibição de tabaco em algumas das praias mais populares deste país asiático.

A proibição está em vigor tanto para os turistas como para os próprios tailandeses e as multas são pesadas. Violar a proibição repetidamente pode até resultar em detenção e prisão.

As autoridades explicam a decisão pela necessidade de protecção do meio ambiente e a saúde pública; num país cuja economia baseia-se em grande parte no turismo, a poluição das praias apresenta, no entanto, não só o problema ambiental, como também económico. As beatas são um dos resíduos mais poluidores; numa acção de limpeza a popular praia de Patong na ilha de Phuket numa secção de 2.5 km do areal foram recolhidas mais de 140.000 beatas.

Patong Beach
Consumo de tabaco na praia de Patong é permitido somente nos lugares designados para o efeito.

A proibição de fumar Tailândia – quais praias?
Entre as praias tailandesas onde se aplica a proibição de fumar estão:

  • Patong – Phuket
  • Koh Khai Nok – Phuket
  • Koh Khai Nai – Phuket
  • Pattaya
  • Phra, Khlong Dao – Krabi
  • Chewang/Bo Phut – Koh Samui

Poderá encontrar a lista complete de praias onde o consumo de tabaco é interdito aqui (informação em inglês). https://www.tatnews.org/smoking-ban-thai-beaches-promote-clean-safe-environment/

A interdição de fumar é levada com muita seriedade pelas autoridades tailandesas. A multa por consumo de tabaco nos locais abrangidos pela proibição pode chegar a 100.000 baht, isto é quase 2500 euros. Nos casos mais graves, os fumadores que não se conformam com a lei em vigor, arriscam-se a uma pena de 1 ano de prisão.

A lei que proíbe fumar nas praias não é uma novidade; foi introduzida pela primeira vem em novembro de 2017. A partir do dia 1 de fevereiro do ano corrente passará, no entanto, a ser executada e fiscalizada com mais rigor.

Cigarros electrónicos e a vapor ilegais na Tailândia
Ainda mais complicada é a situação de adeptos de cigarros electrónicos na Tailândia. Vaping, assim como todas os outros substitutos de consume de tabaco tradicional são consideradas ilegais e combatidas pelas autoridades com severidade comparável ao combate de droga. Punível é não só o uso dos e-cigarros, como também a posse e a tentativa de comprar/vender.

Vale a pena ter este facto em consideração ao fazer as malas para as suas férias na Tailândia. Se à chegada do Aeroporto de Bangkok forem encontrados nas suas bagagens produtos de vaping ou cigarros electrónicos, terá sorte se a situação acabar somente com a confiscação dos produtos ilegais e uma reprimenda por parte das autoridades.

Chewang Beach
Praia Chewang na ilha Koh Samui.

Mais turistas na Tailândia em 2018
As regulações restritivas sobre o consumo de tabaco não parecem assustar os turistas. A Associação Tailandesa de Turismo (TAT) prevê os números-record de turistas no país em 2018.

Em 2017, Tailândia foi visitada por 35 milhões de pessoas, 9% mais que no ano anterior. Espera-se que o crescimento turístico no ano corrente atinja 6%.


Tailândia proíbe fumar nas praias mais famosas – multas e prisão por posse de cigarros electrónicos e a vapor
Artigo: Tailândia proíbe fumar nas praias mais famosas – multas e prisão por posse de cigarros electrónicos e a vapor
Temas: ,

Envie-nos comentários ou sugestões sobre este artigo

Send kommentar