Tempo em Dubai - quando visitar os Emirados Árabes Unidos?

Dubai é, sem dúvida, o mais popular dos sete emirados árabes. Situado na costa do golfo Pérsico, o emirado que construiu a sua riqueza à base da exploração do petróleo, Dubai atrai turistas de todo o mundo com a sua exoticidade árabe, contrastando com a arquitectura arrojada e extravagante, uma deslumbrante oferta de hotéis de luxo e centros comerciais e, o que é igualmente importante, um excelente tempo que se faz sentir durante a maior parte do ano.

O que fazer em Dubai? Veja algumas sugestões no vídeo abaixo:

O emirado e a sua única cidade, conhecida sob o mesmo nome, situam-se na zona de clima desértico, caracterizado por temperaturas muito elevadas e precipitação escassa.

A escolha da altura ideal para visitar Dubai depende, em grande parte, das preferências pessoais e da sua tolerância ao calor. Saiba, que condições climatéricas pode esperar em Dubai durante as estações diferentes do ano.

Dubai no verão – prepare-se para calor extremo
Os meses entre Junho e Setembro são os mais quentes em Dubai. Temperaturas médias nesta altura ultrapassam 30 graus Celsius, atingindo muito frequentemente os valores de 40-45 graus durante o dia.

Para muitas pessoas este nível de calor é difícil de suportar, tornando qualquer actividade que não seja um mergulho na piscina do hotel, num verdadeiro desafio. As noites de verão em Dubai trazem algum alívio com a descida de temperatura em cerca de 10 graus.

A temperatura de água do Golfo Pérsico durante o verão mantem-se no 29-32 graus.

Veja os dados do clima de Dubai em mais pormenor.

O desconforto sentido em Dubai nos meses mais quentes é aumentado ainda pelos altos níveis de humidade. Embora o clima desértico é em geral um clima seco, a proximidade do golfo e a evaporação intensa das suas águas no verão tornam o ar extremamente húmido.

Os turistas que optam por visitar Dubai no verão devem contar também com a possibilidade de ocorrência de ventos fortes que podem trazer tempestades de areia.

Tempestade de areia em Dubai:

O verão é considerado época baixa para turismo em Dubai

Primavera e outono em Dubai – condições ideais
Para poder aproveitar ao máximo a oferta turística de Dubai, e com o tempo a cooperar, visite Dubai durante a primavera ou outono.

Já no início de Março, as temperatura durante o dia sobe para cima dos 20 graus, atingindo nos finais e Abril os 30 graus, muito à semelhança do verão português.

Finda a época do calor extremo de varão, as temperaturas começam gradualmente a descer, até 30 graus em Outubro e 25 graus em Novembro.

A amplitude térmica diária mantem-se no nível dos 10 graus, pelo que se visitar Dubai no início da primavera, o no fim do outono, sentirá necessidade de roupa um pouco mais quente durante a noite.

Dubai no inverno 
Se fazer praia não for a sua prioridade durante as férias, poderá também aproveitar o tempo em Dubai nos meses do inverno. Embora nesta altura a temperatura da água do mar é a mais elevada, a temperatura do ar desce frequentemente abaixo dos 20 graus.

Fevereiro e Dezembro são os meses mais ‘chuvosos’ em Dubai. Esta qualidade do inferno árabe não devia, no entanto, estragar as suas férias, já que trata-se de uma média de 5 dias de chuva por mês.

Aluguer de carros em Dubai – compare as ofertas rent-a-car no aeroporto


Tempo em Dubai - quando visitar os Emirados Árabes Unidos?
Artigo: Tempo em Dubai - quando visitar os Emirados Árabes Unidos?
Temas: , ,

Envie-nos comentários ou sugestões sobre este artigo

Send kommentar