Tempo em Malta

Situada a sul da Sicília, a ilha de Malta é um exemplo perfeito de clima mediterrânico típico, com os verões quentes e os invernos algo chuvosos, mas de temperaturas amenas.

Tal como nas outras ilhas do arquipélago de Malta que consiste em três ilhas grandes – Malta, Gozo e Comino) assim com em várias ilhas pequenas, inabitadas, o clima é influenciado pelo mar. Isto significa poucas amplitudes de temperaturas diárias e a ausência de períodos de frio ou calor extremo.

Leia também: Aluguer de carros no Aeroporto de Malta

Verão em Malta
Para os turistas que preferem temperaturas abaixo dos 30°C, junho é o mês ideal para visitar Malta, oferecendo temperaturas durante o dia entre em 23 e 25°C, cerca de 10 horas de sol por dia e o mar relativamente quente, com u média de 22°C.

Em julho e agosto  média de temperatura em Malta é de 26°C podendo, no entanto, os termómetros indicar mais que 30°C. Nos períodos de humidade intensa, as temperaturas de 30°C podem ser bastante incómodos para algumas pessoas.

Também o ar seco, vindo do Norte de Africa pela forca do vento sirocco pode intensificar a sensação desagradável de temperaturas altas. Para além do calor, o sirocco pode trazer, as tempestades de areia que obrigam as pessoas com dificuldades respiratórias a permanecerem no interior.  Felizmente, estas situações são raras e de pouca duração.

Malta beneficia de excelente exposição solar; na época de verão poderá contar com até 12 horas de sol por dia. Chuva é practicamente inexistente entre junho e agosto. Veja o gráfico de temperaturas e precipitação em Malta.

Férias fora da época alta – Malta no outono e primavera
O vento sirocco poderá ser sentido em Malta também no outono e primavera. Faz subir as temperaturas que vão, em média de 14°C em março a 20°C em maio, para, findo o verão, baixar de 25°C em setembro a 21°C em outubro e 17°C em novembro.

A primavera, embora na sua fase inicial ainda um pouco fria, é um período muito agradável para estar em Malta. A ilha cobre-se de verde e de uma palete de outras cores alegres das flores selvagens.

Primavera em Malta

Primavera em Malta.

O outono chega a Malta devagar, com temperaturas bastante elevadas durante o dia em setembro e, às vezes, também ainda na primeira quinzena de outubro. Em setembro as temperaturas em Malta mantém-se entre 25-28°C, a temperatura de água, aquecida durante o verão, atinge 26°C.

Poderá aproveitar banhos de mar em Malta inda em outubro. A temperatura média anual das águas circundantes Malta, Gozo e Comino - 20°C - é a mais alta de toda a Europa.

Somente em novembro, as temperaturas a descer abaixo dos 20°C anunciam a chegada do inverno.

Malta no inverno
Com as temperaturas médias ente 13 e 14°C entre dezembro e fevereiro, o inverno em Malta é um dos mais amenos do continente. A sua característica mais evidente são as chuvas frequentes.

Como as temperaturas em Malta raramente descem abaixo do 10°C, a neve é um fenómeno extremamente raro no arquipélago.

Prepare a sua viagem a Malta com o guia oficial Visit Malta.



Tempo em Malta
Artigo: Tempo em Malta
Temas: , ,

Envie-nos comentários ou sugestões sobre este artigo

Send kommentar