Visitar Cabo Verde - as principais atrações turísticas da Ilha do Sal, Santiago Boa Vista e Ilha do Fogo

Enquanto para os portugueses Cabo Verde é um destino de referência já há muito tempo, cada vez mais turistas do estrangeiro visitam este arquipélago constituído por dez ilhas de origem vulcânica, localizado no Oceano Atlântico, a cerca de 650 km de distância da costa africana.

Veja o vídeo promocional de Cabo Verde:

Cabo Verde é um destino homogéneo e, simultaneamente, diversificado, já que cada das ilhas suas constituintes apresenta a sua especificidade e características próprias. Encontre abaixo algumas sugestões sobre o que ver na terra de ‘morebeza’, a palavra tão difícil de definir como ‘saudade’ em português e que reflecte a amabilidade do carácter dos seus habitantes.

Cabo Verde – factos e números
As ilhas do Cabo Verde, 9 das quais estão habitadas, podem ser divididas em dois grupos: as ilhas do norte, também conhecidas como as ilhas de Barlavento, entre as quais incluem-se Santo Antão, São Vicente, Santa Luzia, São Nicolau, Sal e Boa Vista; e as ilhas do sul, ou ilhas de Sotavento, isto é Maio, Santiago, Fogo e Brava.

O arquipélago compõem também vários pequenos e desabitados ilhéus. Das ilhas acima mencionadas, somente a Santa Luzia é desabitada.

Veja o mapa de Cabo Verde.

Santiago é a maior ilha do arquipélago do Cabo Verde. A sua cidade principal, Praia, desempenha o papel da capital do país.

A população de Cabo Verde é de cerca de 530,000 pessoas, sendo que existe mais pessoas com nacionalidade cabo-verdiana a residir no estrangeiro, que no próprio país.

A língua oficial do país, ex-colónia de Portugal, é português; crioulo cabo-verdiano é a língua nacional, falada em todas as ilhas, embora com variações locais.

Cesária Évora, uma as grandes propagadoras do crioulo cabo-verdiano no estrangeiro:

Ilha do Sal – praias infindáveis
As belíssimas praias de areia macia e branca abundam na Ilha do Sal, convidando à relaxar no seio a natureza grandiosa e pura, sem multidões de turistas e o alarido constante tão típico das praias portuguesas.

Para os turistas que preferem passar tempo livre de forma activa, a ilha do Sal oferece inúmeras oportunidades de práctica de desportos aquáticos, dispondo de condições propícias para surf, windsurf, kite, mergulho, pesca e passeios de barco.

Entre os locais do interesse mais emblemáticos da ilha do Sal encontram-se as salinas de Pedra Lume e o Olho Azul (também conhecido como Buracona), uma piscina natural onde o azul da água do mar faz um contraste com o negro das rochas vulcânicas que a delimitam.

Buracona Ilha do Sal

Como Sal não têm a sua própria agricultura, nem indústria, peixe e frutos do mar são a base da alimentação na ilha. Tanto a pesca, como a gastronomia foram elevadas aqui ao estatuto da atração turística. Veja os pescadores a descarregarem a apanha do dia e delicie-se com o peixe grelhado num ambiente descontraído num dos inúmeros restaurantes ao ar livre.

Santiago – história e natureza
A maior das ilhas do Cabo Verde, São Vicente, merece uma visita tanto pela beleza e diversidade da sua natureza, como pelo elemento humano, a cultura e história presentes, principalmente na cidade da Praia.

Devido ao seu tamanho considerável e as características geomorfológicas,  a Ilha de Santiago possui paisagens distintas, desde a magnífica costa, com belas praias, como a de Tarrafal, até a um interior montanhoso e de vegetação abundante.  Em Santiago poderá relaxar no seio da natureza pura num parque natural da Serra Malagueta, ou aprofundar os seus conhecimentos através de contacto com um património cultural único.

A Cidade Velha, uma das atrações mais populares da Ilha de Santiago (conhecida também como Ribeira Grane de Santiago), incluída na lista de Património Mundial da Humanidade UNESCO é um excelente exemplo da arquitectura colonial, apresentando vários e bem preservados prédios históricos, entre eles o complexo do Forte Real de São Filipe, a Igreja da Nossa Senhora do Rosário, o Paço Episcopal e a catedral. Visite também a emblemática  Rua de Banana, que foi a primeira rua de urbanização portuguesa nos trópicos.

Ilha do Fogo – caminhar num vulcão
O nome desta ilha deriva do facto de toda ela ser, na verdade, um vulcão, ainda em actividade. Duas erupções tiveram lugar na Ilha do Fogo nos últimos 20 anos, sendo a última em 2014. As subidas ate ao pico do vulcão/caldeira são uma das principais atrações da Ilha do Fogo, requerendo, no entanto, uma boa preparação física.

Os turistas menos aventureiros encontrarão na ilha outros trilhos, igualmente bonitos e menos exigentes.

Ilha de Boa Vista – relaxe ao sol
Sol, mar e praia são as características mais sobressalientes da terceira maior ilha do arquipélago. Na Ilha de Boa Vista poderá também observar as tartarugas marinhas no seu habitat natural. Estes répteis são muito queridos em todas as ilhas do Cabo Verde e podem contar com um grande empenho da população na sua preservação.

Não perca a oportunidade de visitar o Deserto de Viana Rabil, na parte noroeste da ilha. Com dunas, palmeiras solitárias e pequenos oásis, este local de beleza singular, parece-se com o Deserto de Saara, em miniatura.

São Nicolau – praias de areia negra
A vila de Tarrafal, a mais populosa na Ilha de São Nicolau é conhecida pela sua extensa praia de areia negra, de origem vulcânica. Acredita-se que a areia da praia do Tarrafal, rica em iodo e titânio, tem propriedades curativas.

Cabo Verde – clima
Apesar da localização dentro da zona do clima árido, o tempo em Cabo Verde é atenuado pela influência do oceano.  Temperaturas estáveis entre 20 e 25 graus durante a maior parte do ano, criam condições para que se possa passar férias no arquipélago durante o ano todo.

A precipitação no Cabo Verde é mínima e ocorre, na maior parte, entre Agosto e Outubro. 

Durante o ano todo, no entanto, sentirá vento bastante forte, particularmente seco e poeirento entre os meses de Outubro e Junho.

A temperatura da água o mar em Cabo Verde é agradável durante o ano todo, mantendo-se entre 20 e 25 graus Celsius. 


Visitar Cabo Verde - as principais atrações turísticas da Ilha do Sal, Santiago Boa Vista e Ilha do Fogo
Artigo: Visitar Cabo Verde - as principais atrações turísticas da Ilha do Sal, Santiago Boa Vista e Ilha do Fogo
Temas: , , ,

Envie-nos comentários ou sugestões sobre este artigo

Send kommentar