Festas de Santo António – atração a não perder em Lisboa
Santos Populares, celebrados em Portugal durante o mês de junho, são uma das manifestações da cultura popular mais coloridas, atraindo grandes público, tanto português, como estrangeiro.
Contando com o tempo já agradável, as celebrações dos santos padroeiros, dão a entrada para a época de verão, com longas noites de diversão ao ar livre.
Em junho, não perca em Lisboa os arraiais da Alfama, Graça ou Mouraria.
Lisboa homenageia o seu padroeiro, Santo António na véspera, no dia 12 de junho. Embora a culminação da festa é a noite, com animação prolongada até à madrugada do dia seguinte, o ambiente festivo sente-se na capital já nos dias anteriores. Os bairros históricos decoram-se de cores garridas e o ar enche-se de cheiro a sardinha assada.
Sardinha assada no pão, a iguaria típica dos durante os santos populares.
Marchas populares – Lisboa colorida
Aos arraiais, bancadas com bebidas e comida, bailaricos e música ao vivo nos bairros típicos, juntam-se os desfiles das marchas populares – a competição de diferentes bairros da Lisboa em melhor coreografia, traje e canto, proporcionando um espectáculo de cor e alegria.
Assim são as marchas populares:
Casamentos de Santo António
Padroeiro de Portugal, Santo António apadrinha também casamentos, sendo o seu dia a altura escolhida por muitos casais para formalizarem a sua união.
Os casamentos de Santo António, que reúnem habitualmente 16 casais a dizerem ‘sim’ numa cerimonia na Sé de Lisboa já fazem parte dos festejos do dia 12 de junho.
Os noivos de Santo António em frente da Sé.
Os recém-casados fazem parte dos festejos e são efusivamente aplaudidos pelos participantes da festa.
Santos Populares – onde celebrar?
Santo António é celebrado por toda a capital, assim como nos seus arredores, com as festas locais organizadas também na Grande Lisboa e, principalmente, na linha de Cascais.
Se quiser viver, no entanto, a experiência mais plena deste fenómeno da cultura portuguesa, dirija-se aos bairros históricos da cidade.
Os arraiais mais icónicos dos santos populares de Lisboa são realizadas em Alfama, Mouraria, Graça, Castelo, Ajuda e Bairro Alto, São Vicente i Vila Berta. Fora do centro de Lisboa, não perca o arraial de Belém, o grande arraial de Benfica ou o arraial do Bairro Padre Cruz.
O outro pólo do festejos dos santos populares situa-se ao longo da Avenida da Liberdade, o palco dos desfiles e marchas.
A ter em conta durante os santos popular em Lisboa
Se viaja a Lisboa ou pela Lisboa na véspera do dia de Santo António, conte com o trânsito condicionado na capital durante a maior parte do dia e a noite toda. Grandes áreas da Baixa, Alfama, Bairro Alto, assim como a Avenida da Liberdade ficam fechadas ao trânsito e os percursos alternativo seriamente congestionados. O metro passa a ser a forma mais eficaz para se movimentar no centro da cidade.
Obtenha a informação actualizada sobre o condicionamento e cortes de trânsito no website da Câmara Municipal de Lisboa.
Se quer viver o ambiente da festa de rua durante os santos populares em Lisboa, prepare-se para andar muito – os sapatos confortáveis são essenciais na noite de Santo António.
Como acontece com todos os eventos, as multidões atraem carteiristas. Na noite de 12 de junho, é inevitável que se encontre em alguma altura num círculo apertado de desconhecidos. Mantenha a carteira, o telemóvel e/ou outros objectos de valor junto ao corpo.
Leia também: Aluguer de carros baratos Aeroporto de Lisboa

Temas: santos-populares, festas-de-santo-antonio, marchas-populares